Secretaria de Assistência Social realiza encontro para implantação da Escuta Protegida no Município.

 

Publicado em: 26/05/2023 14:17 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Assistência Social

Whatsapp

 

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social realizou no dia (25/05) encontro com os profissionais das áreas de Educação, Saúde, Assistência social e os membros do Conselho Tutelar, a fim de consolidar o processo de implementação da Escuta Especializada no Município. Dando ênfase aos procedimentos da escuta, construção do fluxo e o Protocolo de atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.

A Escuta Especializada é garantida pela Lei 13.431/17 que determina em seu Art. 7º:

Art. 7º - Escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade.

A implementação da Lei no Município vem de encontro com a necessidade apresentada pela rede de atendimento às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, de promover os encaminhamentos necessários e efetivos por meio de protocolo, garantindo assim o exercício do direito à fala as vítimas, se assim desejar.