Faça Bonito 2023: Ações alusivas à campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Publicado em: 19/05/2023 11:02 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Assistência Social

A Campanha 'Faça Bonito' nasceu alusiva ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O Comitê de Saúde mental através dos seus representantes da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Colégio Estadual São Pedro e Conselho Tutelar desenvolveram ações de sensibilização sobre o Dia 18 de Maio com os alunos da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, Escola Rural Municipal São Judas Tadeu, Escola Municipal Luz Marina, Colégio Estadual São Pedro e Escola de Educação Especial trabalhando com o material “Conte, a culpa não é sua” e palestra informativa e de conscientização com as famílias dos usuários do bolsa família com o tema “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes” além de atividades desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado para crianças e adolescentes com idade de 05 a 14 anos, que estará com exposição dos trabalhos realizados alusiva a está data acompanhados e orientados pela Pedagoga Sandra Inês Käfer de Albuquerque, Professora Josiane Grazilio Baran, estagiária de psicologia Natalia Albuquerque e a servidora Celia Caetano Prestes.

Dentre ações alusivas à campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, no mês de maio vem realizando reflexões sobre a importância da prevenção ao abuso e exploração sexual nos Serviços do PAIF, Grupos de Segurança Alimentar e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Esquecer é permitir, lembrar é combater!

Contatos para denúncias: Disque 100, CRAS: 3255-1347, CREAS: 3255-1657, Saúde: 3255-1234 e Conselho Tutelar: 3255-1337.