Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção e diagnóstico da saúde da mulher

Publicado em: 07/10/2021 16:13 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Saúde

No mês de outubro, iniciam-se as atividades de prevenção ao câncer de mama e, mais recentemente, do colo de útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. Essas ações ficaram conhecidas mundialmente como Outubro Rosa e são celebradas anualmente desde os anos 90.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro do Iguaçu divulga algumas das ações que serão realizadas pelas unidades e serviços de saúde no município como ações afirmativas relacionadas à prevenção ao diagnóstico precoce da doença.

As ações serão realizadas durante todo o mês de outubro, sendo que o dia (D) será dia (16) na Unidade Básica de Saúde Vereador Arlindo Baccin e dia (23) na Unidade Básica de Saúde José Afonso Pereira Luz Marina. As UBSs do Município vão intensificar as agendas de coletas de preventivos, avaliação das mamas e solicitações de exames como mamografias, exames de sangue hemograma, TSH e T4 livre e avaliação de enfermagem, exames (em mulheres acima de 45 anos), orientações sobre alimentação saudável, verificação de pressão arterial e teste glicêmico. Ainda fazem parte das ações, a realização de vacinas e testes rápidos (HIV, Hepatite B e C, Sífilis) e de medidas corporais IMC (peso, altura, circunferência abdominal). Neste dia, o Centro de Saúde Arlindo Baccin estará aberto para esta finalidade das 08h00 às 17h00, para receber a população feminina.

O Secretário Municipal de Saúde, Hermilo Gambin explicou que a campanha é uma oportunidade para que as mulheres atualizem os cuidados com a sua saúde, que podem ter sido limitados nos últimos meses devido à pandemia. A recomendação é que as mulheres telefonem para as UBSs que freqüentam para que possam verificar os horários disponíveis para atendimento e programar suas agendas. “Tanto o câncer de mama quanto os cânceres de ovário e do colo do útero têm uma probabilidade muito grande de cura quanto são detectados precocemente. A Unidade de Saúde estará aberta para estas finalidades das 8 às 17 horas, sem fechar para o almoço. Quanto mais cedo as pacientes iniciam o tratamento, menor a chance de passarem por procedimentos agressivos como cirurgias. Isso contribui para aumentar a qualidade de vida das mulheres”, destacou Hermilo.